Mães não julguem outras mães


Imagem; Arquivo Pessoal


      Acredito que quando o assunto é "ser mãe" não existe o certo e errado e muito menos "mais mãe e menos mãe".
Eu trato o assunto "ser mãe" de forma diferente, não vejo mães que fazem errado ou certo e nem uma mãe mais mãe que a outra, apenas vejo mães cada um com seu filho,suas necessidades e suas escolhas.
O que mais vejo nesse mundo materno é mães julgando mães,mães dando pitacos e fazendo criticas na maternidade alheia.
Mães dizendo que outras mães fazem errado só porque não fazem igual a si.
Nós mães não temos que criar essa barreira entre nós pelo fato de não termos a mesma via de parto, pelo fato de que uma prefere amamentar e outra não (etc).
Não consigo ver a necessidade de separar grupinhos das mães que fazem assim e ás que não fazem igual.
     Também acredito que não deve haver nenhum julgamento quando as escolhas das mães são diferentes das nossas escolhas.
Nenhuma mãe tem o direito de criticar uma a outra e se achar mais mãe por criar o filho de tal forma.
Não tem essa de ser mais mãe porque faz isso ou aquilo, não tem esse negócio de ficar rotulando mães boas e mães ruins.
Nenhuma mãe se torna mãe pra entrar nessa competição boba de quem é a melhor mãe, de quem troca a fralda certo, de quem amamenta por mais tempo, de quem faz certo ou errado.
Cada mãe tem seu filho e cada uma irá fazer o melhor que pode para educar, cuidar, criar e amar o seu filho, pode ter certeza.
     Nós mães temos que ter nossas escolhas porque o mundo materno é assim cheio de escolhas a ser feita o tempo todo. E cada mãe faz suas escolhas conforme suas necessidades e vontades e isso não cabe a nenhuma mãe e ninguém julgar, o que importa mesmo é cada uma se sentir bem com seu modo de maternar.
Podemos ter pensamentos, escolhas, cuidados e maneiras de criar nossos filhos diferentes uma das outras, mas no fundo somos mães com o mesmo ideal que é buscar sempre o melhor para nossos filhos.
     
     Por isso mamães vamos nos respeitar, nos unir, nos ajudar mais e mais. Pra que complicar ainda mais o que já é meio complicadinho por natureza hein?
Já parou pra pensar que o julgamento, críticas e pitacos que dá para às outras mães podem ter afetado e até prejudicado elas de alguma maneira?
     Nós não sabemos a situação de cada mãe, não sabemos o motivo de cada uma delas pra ter feito às suas escolhas, não sabemos pelo o que está passando nesse exato momento, não sabemos se está passando por um bom momento, se precisa está precisando de ajuda e nesses momentos palavras amargas pode entristecer ainda mais o coração.

Vamos parar,pensar e mudar!
   
     Vamos mudar nossos pensamentos e atitudes, vamos ser mais solidárias com outras mães, afinal elas também são mães e passam ou já passaram pelo o que você está passando.
E toda mãe tem seus dias calmos e outros dias mais agitados. Dias em que queremos fugir e outros que já não queremos mais.
Aposto que toda mãe tem seus medos,dúvidas e inseguranças.
Toda mãe perde a paciência depois chora escondidinho e fica se auto julgando.
Mas toda mãe ama seu filho de uma forma incondicional que não tem nem explicação.
      A maternidade é uma caixinha de surpresas e cada mãe vive de uma forma única e especial essas descobertas.
Já disse e irei repetir nós mães temos que nos respeitar, nos unir e nos ajudar. Sem julgamentos, sem criticas e sem rotular quem é mais mãe que a outra mãe, isso não deve existir entre nós.
     Costumo dizer isso sempre e irei dizer aqui novamente SOMOS TODAS MÃES independente de qualquer outra coisa e acredite nossos filhos sempre irá nos achar a melhor mãe do mundo!

Por: Nani Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidar da casa e dos filhos também é um trabalho

Qual o gosto do Leite Materno?

Benefícios Da Amamentação