Qual o gosto do Leite Materno?

Imagem: Arquivo Pessoal

Qual o gosto do Leite Materno?

Bem provável que você que amamenta em algum momento tenha pensado sobre isso.

Há muitos estudos que diz que o gosto do leite materno varia de mãe pra mãe, dos alimentos que comemos, e até mesmo dos horários do dia (ex de dia pode ser um gosto e a noite outro). Isso também funciona com a cor e consistência do leite materno. Por isso que tem mãe que diz que o leite é mais branco, mais ralo,mais grosso, mais amarelado etc. O cheiro também pode não ser o mesmo para todas as mães.
Porém o meu leite, o seu, o da vizinha... tem algo em comum "nenhum leite é fraco" acredite nisso !

Outra coisa que estudos dizem é que o leite materno se adapta as fases da criança, o leite dos primeiros dias é o colostro, o leite dos primeiros meses não irá ser igual o leite de 2anos por exemplo. O leite materno também se modifica quando a criança está doente para poder mandar "doses extras de anticorpos" ou algum nutriente em que a criança esteja mais precisando no momento.

Resumindo LEITE MATERNO É UM MISTÉRIO E SÃO MUITOS BENEFÍCIOS, que nem quem estuda a todo momento sobre ele acredito que irá saber explicar tão bem sobre essa maravilha chamada #LeiteMaterno.

Lendo tudo que já disse agora irei relatar sobre meu leite.
Sim, esse do copo é meu próprio  leite.
E sim meu filho já tem 1ano e 10meses mama muito e ainda tenho leite sim.

Fiz a ordenha com as mãos mesmo, sem ajuda de bombinhas elétricas ou manual. Foi rapidex até, levei uns 15minutinhos para retirar a quantidade que eu precisava (essa da foto) e não doeu nadinha.
Retirei meu leite hoje para fazer sorvetinhos de leite materno com ameixa para o Mig.

Enfim, voltando a pergunta inicial que foi "Qual o gosto do Leite Materno?"
Eu sempre tive essa dúvida e sabendo que o gosto dele pode alterar me surge sempre essa dúvida.
Com menos de 1mês do Miguel eu estava ordenhando meu leite pois estava muito cheio e doendo e nisso resolvi experimentar para ver o gosto dele, sentir o cheiro. Não tive sucesso na primeira ordenha mas o pouquinho que tirei eu bebi (SIM bebi meu leite e NÃO acho nojento Ok).

Notei que aquele leite era bem branco e mais grossinho, tinha um cheirinho adocicado aproximadamente com leite de vaca porém não tão forte, pra falar a verdade achei o cheiro mais gostoso que o de leite de vaca. E o gosto era forte, não sei explicar direito mais tinha um gosto de leite forte não igual de vaca, mais era forte e no finzinho dava pra notar um docinho bem suave, também notei que ele era morninho bem suave (não quente e nem se parecia com leite que damos uma esquentadinha de leve no fogo).

E ontem após retirar o leite separei um pouquinho e experimentei novamente.
O de ontem tive a impressão de que mesmo com a ordenha feita com as mãos saiu com mais facilidade comparado a primeira vez que usei a bombinha (mas acho que deve ser devido a prática pois às vezes ordenho uma certa quantidade para usar em algumas receitas pro Mig como o sorvetinho por exemplo ou porque os seios não estava doloridos e cheios como a primeira vez e tem também o fato de que já são 22meses de amamentação comparado com nem 1mês).

E ontem como consegui tirar uma quantidade maior eu provei duas vezes. A primeira foi logo quando comecei a ordenhar e a segunda no fim da ordenha.

E acreditem,senti uma diferença nessas duas fases de ordenha também.
Logo no início da ordenha experimentei e o leite estava com um gostinho meu "águado" só consegui pensar em água misturada com um pouco de leite rs. E ele era bem mais ralo que do fim da ordenha.
Já o gosto do leite do final da ordenha era como se fosse leite de vaca porém muito mas muito levinho e suave, pra falar a verdade se parecia mais com leite de amêndoa (quem já bebeu sabe como é o gosto do leite de amêndoa) e ainda deu para sentir um gostinho doce bem de leve nada forte, coisa que no início da ordenha não consegui sentir.
A consistência do leite final da ordenha era mais grossinho que a do início, a cor era um branquinho mais branco, já a cor do início era um branco mais puxado pro transparente (se é que existe essa cor).
Mas deu pra entender né que uma era mais clarinho e outro mais escurinho ?
O cheiro não modificou nas duas fases de ordenha,continuou o mesmo. Um cheiro parecido com amêndoas meio adocicado ou também um cheiro parecido com leite de vaca só que bem fraquinho e mais gostoso.

Vendo o leite de hoje me lembrei do leite de quando o Mig teve uma virose e até comentei com Jaflete sobre a diferenças.
Nesse dia não experimentei mas o cheiro de leite desse dia estava forte que eu conseguia sentir toda vez que ele mamava. E notei que o leite estava mais grossinho e mais amarelinho e eu conseguia sentir o leite passando pelo ductos toda vez que ele sugava.
Eu normalmente consigo sentir isso o leite descendo quando ele suga, mas nesse dia da virose sentia bastante.

Bem deu pra perceber tantas diferenças no leite materno mesmo sendo da mesma pessoa né?
Eu digo que leite materno é mistério e muito maravilhoso. A cada dia que passa, a cada estudo que leio,a cada diferença que eu mesmo noto,eu me apaixono ainda mais pela amamentação!❤ .

Por: Nani Alves 

Ps: Pretendo um dia perguntar ao Mig o gosto que ele sente e tal.

Mais alguem já teve curiosidade para saber o gosto do leite?
Já experimentaram? Notaram alguma diferença?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidar da casa e dos filhos também é um trabalho

Benefícios Da Amamentação