E as pessoas dizem que eu tenho que ser uma "Mãe Moderna"

Imagem: Arquivo Pessoal


E já dizia a minha vó com seu ditado popular "tudo que é diferente causa estranheza".
Custei a entender o que ela sempre quis dizer com isso. Porém hoje esse ditado popular da minha querida vózinha me caiu como uma luva.
Nestes tempos de modernidade com o mundo cada vez mais avançado na tecnologia. As pessoas cada mais se empoderando e tal. Sabemos que a maternidade também está "modernizada". Vemos por ai muitas mamães jovens todas lutando para para ter seu tempo para idas ao salão, academia e tal. Onde o mais comum é tu ser mãe e não "perder" a personalidade como mulher. Ser mãe e trabalhar fora, andar toda maquiada, toda trabalhada no look e com um corpo que nem parece que acabou de parir um bebê. Ser mãe principalmente se for mãe jovem tem que ter seu tempo para sair com as amigas. Tempo a sós com o marido/namorado. Se formar na faculdade etc etc.
E essa modernidade toda que envolve o mundo e também a maternidade você escolher ser diferente causa uma certa estranheza e até rejeição das pessoas.
Não entendo, se aceitamos e apoiamos as mamães que optam por viver toda essa modernidade, porque também não podemos apoiar e aceitar as mães que assim como eu escolhem viver de forma contrária?
A resposta que escuto é ...
"Ah mais pausar sua vida por causa de filho não vale a pena"
"Ah mais sair do trabalho pra cuidar de filho? Ta louca nessa crise"
"Ah mais você não tem tempo para namorar"
"Ah mais vive de pijama"
"Ah mais homem gosta de mulher que vira mãe e não perde a vaidade"
"Ah mais ser mãe em tempo integral é coisa de mulher antiga"
"Ah mais pra que parto normal, sentir dor se hoje em dia tem cesárea é só marcar"
"Peito somente até 6meses depois disso o peito cai"
E é tanto isso e aquilo que as pessoas sempre tem um porque pra te questionar.
Seria tão fácil apenas aceitar a decisão do próximo não acham?
Por isso percebi que se você escolhe ser mãe em tempo integral, amamentar prolongadamente, sair do trabalho para cuidar do filho, deixar de lado a vaidade por um tempo, abdicar passeios com amigas e até mesmo o jantarzinho a luz de velas com o marido para ficar cuidando do filho, resolver só ficar de pijama o dia todo e com coque no cabelo, trancar a faculdade, "depender" financeiramente do seu companheiro, cuidar da casa e tal, resumindo, como as pessoas dizem "pausar a vida" para ser somente mãe. Dizer que gosta de trocar fraldas, amamentar, limpar a casa isso então é o cúmulo. Tudo isso causa estranheza sim no mundo moderno em que estamos vivendo. Somos taxadas de preguiçosas, relaxadas, amélias, mulher antiga, etc. E as pessoas dizem isso como se fossemos obrigadas a escutar e mudar nossas escolhas simplesmente porque alguém diz que "mãe moderna tem que fazer isso ou aquilo" e não é bem assim não minha gente.
Eu estou aqui para ser mãe apenas isso. To nem aí se levo o título de mãe moderna ou mãe do tempo da vó. O que me importa é ser mãe e ser uma boa mãe para meu filho.
Porém respeito com a escolha do próximo isso devemos ter sempre fica a dica !

Por: Nani Alves 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidar da casa e dos filhos também é um trabalho

Qual o gosto do Leite Materno?

Benefícios Da Amamentação