A Incontrolável Busca Pelo Corpo Perfeito No Pós Parto

Imagem: Arquivo Pessoal

Sabemos muito bem que essa busca frenética pelo corpo perfeito não é de hoje.
E quando nos tornamos mãe essa insaciável busca pelo corpo perfeito só aumenta.
E ela começa logo dominando o pensamentos das mães assim que surge o positivo.
Acredito que todas pensamos nas temidas estrias que poderão surgir, nos quilinhos a mais que iremos ganhar.
Tudo começa na gestação e só aumenta ainda mais no pós parto.
Pós parto, ahhhh o pós parto !
Esse é o momento em que muitas de nós mulheres que nos tornamos mães nos preocupamos mais ainda.
Queremos num passe de mágica eliminar todos os quilinhos que não se foram junto com o nascimento do bebe.
Fazemos logo a loucura de começar exercícios e dietas para tirar aquela barriguinha flácida que ficou.
E buscamos tratamentos de outro mundo para nossas queridas estrias.
O sentimento de frustração logo bate a porta !
"Fulana emagreceu no primeiro mês de pós parto"
E é ai que entra a vilã da história, a comparação.
Nisso ficamos nessa busca incontrolável pelo corpo perfeito e esquecemos das coisas mais importantes do momento que é aproveitar a chegada do nosso bebe, a maternidade.

Não se importe com as estrias, nem com os quilinhos a mais, com a barriguinha flácida e nem busque comparações.
Não se entregue ao padrão de beleza que impõe cada vez mais que temos que ser magra, cinturinha, barriguinha, sem estrias, seios no lugar antes e depois do pós parto..
Não se entregue a está cilada que te foca nessa preocupação de ter logo o corpo perfeito e faz com que fique cega para aproveitar as coisas boas.

A sociedade impõe que uma mãe que passou nove meses com seu corpo em total modificação volte logo após parir.
Exibem notícias de mulheres com corpo "perfeito" após o parto e com isso esfregam na cara das recém mães que elas também tem que estar em forma após duas semanas do parto.
Transformam esse momento que é o pós parto numa corrida frenética pelo corpo perfeito sendo que esse momento deveria ser de aceitação e tranquilidade para as mães irem se adaptando com calma com todas as mudanças que ela passou e ainda irá passar.

Cada vez mais a mídia lança famosas e seus corpinhos esbeltos pós parto. Sem estrias, sem celulites, sem marcas de cesárea, sem quilinhos, com seios durinhos e barriga sempre sequinha. Vendem notícias como se fosse algo do alcance de todas. Mas esquecem de citar que muitas dessas famosas que a mídia usa como "modelo padrão de mãe do corpo perfeito" tem babá, massagista, dermatologista, personal trainer, nutricionista etc etc ...
E com toda a exibição de que mãe tem que ter corpo perfeito após parir está levando muitas mães a não se aceitarem do jeito que são. Estão entrando numa competição pra ver quem perde primeiro aquela barriguinha que ficou. Quem entra primeiro no jeans de antes. E muitas até colocando a própria saúde em risco com dietas mirabolantes de outro universo e exercícios pesados só para ser aceita no famoso padrão.
E como se não bastasse, tudo isso também faz com que essas recém mães que entram nessa loucura desesperada para ter logo um corpo esbelto se esqueçam de se aceitar com suas marcas da gravidez e acabam entrando em uma depressão e tendo uma baixa auto estima, e também acaba fazendo muitas delas abdicarem muita coisa por essa desenfreada busca.

Não estou dizendo para "relaxar" depois do pós parto. Pelo contrário digo para se cuidarem mas com cuidado e mantendo a saúde. As mães não precisam ser sempre gordinhas ou manter aqueles quilinhos que sobrou da gestação. Também não precisam ficar com as estrias e celulites. E mães podem sim ter aquela barriguinha sequinha.
Mas o que eu quero dizer é que não se preocupem muito com essas pequenas marcas da gestação e não saiam por aí numa corrida desenfreada buscando o corpo perfeito logo após do bebe nascer.
De tempo ao tempo. Se permita viver com o seu corpo de pós parto com suas marcas de gravidez sem ser cobrada pelas pessoas e por si mesma. Viva a sua maternidade e viva seu pós parto com tranquilidade e se aceitem !

O pós parto é um momento de aceitação e deve ser respeitado. Respeite o tempo do seu corpo. Respeite sua saúde. Respeite seu pós parto. E mantenha a calma !

Vamos quebrar esse paradigma de que todas nós mães e também não mães devemos ter o tal "corpo perfeito" para estar dentro dos padrões de beleza que foi imposto algum dia por alguém que não sabe que cada pessoa tem sua beleza.

A maternidade em si já tem muitas cobranças não se permita viver mais uma delas, viva a maternidade e todas suas fases, mudanças e transformações que ela trás de uma maneira leve e aproveite muito o que realmente importa !

Por: Nani Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidar da casa e dos filhos também é um trabalho

Benefícios Da Amamentação

Mãe também precisa de tempo