Terrible Two à vista
![]() |
| Inagem: Arquivo Pessoal |
Terrible two vem dando as caras por aqui e logo percebi que não se tratavam de birras comum e sim da famosa crise dos dois anos.
Miguel ainda não tem dois anos, irá fazer em outubro, mas desde o mês passado vem demonstrando alguns comportamentos diferentes e mostrando se irritado e manhoso mais do que normal e de umas duas semanas pra cá esses comportamentos vem se intensificando cada vez mais.
Quando observei os comportamentos estranhos logo conversei com meu esposo e expliquei que o Mig está passando pelo "terrible two". Foi bem fácil notar essa fase nele pois o Mig sempre foi um bebê calmo, sorridente, carinhoso e dificilmente, chorava sem ter um bom motivo. Então logo que vi que ele estava ficando irritado facilmente, chorando por praticamente tudo e por todos os não que ele ouve, se expressando gritando, dizendo não sempre, exigindo ainda mais atenção, tornando tarefas da rotina como se alimentar, trocar, entrar no banho e sair do banho complicadas e fingindo não escutar percebi do que se tratava.
Miguel está com 18 meses (1ano e 6meses) ainda não fez nenhuma crise de chegar ao ponto de se jogar no chão e bater a cabeça na parede, também dificilmente cria algum caso quando saímos de casa. Mas ele sempre quer chorar ou chora se ouve um "não", se vou ao banheiro sozinha ele na hora começa chorar , eu tenho que estar sempre no mesmo lugar com ele e se possível com ele grudado em mim, quando estou lavando louça ou começo fazer algo ele já se entrelaça em minha pernas choramingando e fala "não não" pra mim (que é pra mim não fazer e pegar ele no colo), quando chamamos a atenção pra ele não fazer algo ai que ele vai e quer fazer mesmo e também já teve algumas poucas vezes que demonstrou alguns comportamentos mais "agressivos" digamos assim, já atirou brinquedos, já quis bater quando foi contrariado, isso foi poucas vezes até então, explicamos e conversamos com ele que isso não podia fazer de jeito nenhum e ele parece ter entendido pois depois disso não se repetiu.
Como estamos agindo com essa tal crise dos anos? Bom não vou dizer que ta sendo fácil pois não está, ainda mais quando ele tinha um comportamento totalmente diferente do qual ele está tendo agora. Tem hora que temos que contar até mil e tentar mater a calma sempre. Mas como ninguém é perfeito já perdi a paciência algumas vezes e acabei "gritando". É errado? Ao meu ver sim e sempre me julgo e me arrependo na mesma hora e me desculpo com ele, abraço,converso e procuro melhorar sempre. Nesses momentos de birra procuro ao maximo manter a calma, procuro conversar e explicar o porque não pode, procuro entender o que ele está querendo e se não funciona o dialogo procuro distraí-lo, mostrar algum brinquedo, desenho, chamar para passear e se isso também não funciona eu ignoro, não dou muita atenção para a birra porque tenho a impressão de quanto mais atenção da maior é o "show", eu simplesmente ignoro e deixo ele reflitir, digo que se ele quiser vir sentar comigo mas sem birra pode vir mas se ele ainda for fazer birra é pra ele ficar pensando. E olha que essa ultima alternativa vou contar que é a que mais funciona aqui viu.
Terrible two não é uma fase fácil, algumas crianças demonstram mais e outras menos. Mas se para nós pais já é complicado imagina pra eles tão pequenos e passando a entender que eles são um corpo e a mãe outro, tentando ocupar seu espaço, tentando se expressar e muitas das vezes não conseguir por não saber falar ainda e não entender direito a mudança por qual estão passando.
Essa é uma fase muito comum e natural das crianças entre um ano e meio e pode se prolongar até os três anos, em algumas crianças o terrible two pode aparecer precoce e em outras mais tarde, mas pelo que li todas as crianças passam por essa fase e que ela é necessária para o desenvolvimento da criança, para ela criar autonomia e aprender a lidar com os "não"da vida de um modo aceitável.
O que resta para nós pais é estar presente e observar essas mudanças de perto, compreender e entender que essa é uma fase e que irá passar, assim como todas as outras fases. Temos que ter muita paciência muita mesmo, conversar, acolher e ensinar que não é necessário a birra para chamar atenção ou conseguir algo, e explicar que nós pais estamos aqui para acalmá-los e dar muito carinho e amor, afinal somos pais.
Com muita paciência e sabedoria aos poucos vamos transformando o "terrible two" em "wonderful two" porque afinal essa fase dos dois anos ao mesmo tempo que é "treta" é tão maravilhoso né? É demais ver as descobertas de cada dia, cada palavrinha nova, cada jeitinho de imitar tudo, a independência cada vez mais presente, a interação cada vez maior com a gente, é tudo tão bom, só nos resta apreciar o lado bom e aprender a lidar com o terrible two porque depois dessa vem o terrible three, terrible four, five, six (...)
Por: Nani Alves

Lindo amei nani
ResponderExcluirQue bom que gostou.
Excluir