E o médico disse "Você não pode ter filhos" ...



Imagem: Arquivo Pessoal


E o médico disse "Você não pode ter filhos"...
Ta aí algo que muitos ainda não sabe e eu nunca fui de falar sobre.
Mas agora estou pronta e acho importante relatar aqui até porque percebi que muita gente não sabe do que se trata e hoje vejo que nada é impossível e quem estiver passando por isso só posso dizer não perca a esperança.
Ainda na adolescência após as primeiras menstruações eu passei a sentir muita dor abdominal,tinha cólicas fortíssimas. E foi isso que me levou a procurar um ginecologista,eu sempre fui de marcar minhas próprias consultas pois adorava essa "independência".E como eu ainda não fazia o uso de anticoncepcionais isso levou a médica na época a desconfiar de uma anomalia uterina e após algumas ultrassonografia descobri que possuía mesmo uma anomalia uterina (útero bicorno).
Pra falar a verdade na época nem sabia o que era então a médica me explicou do que se tratava e logo disse "se um dia no futuro tu pensar em ter filhos já adianto que não poderá e que as chances são bem pequenas pois muitos casos precisam de uma série de tratamentos para conseguir engravidar e mesmo assim é difícil ir adiante a gestação".
Aquela frase dita não me afetou muito pois ainda era praticamente uma menina e nem me passava pela cabeça em ter filhos muito menos naquele momento,de jeito nenhum.
Mas eu sempre fui dessas que se dá SUPER bem com a criançada. Nos meus trabalhos a maioria deles envolvia criança. Eu mesmo antes de ser mãe sabia como uma mãe cuidar de um bebê e uma criança. E acima de tudo eu amava estar no meio de criança,amava cuidar de criança.
Mas mesmo sabendo da tal anomalia e da "impossibilidade" de uma futura gestação e de todo meu gosto com criança eu não criava nenhuma expectativa em relação a ser mãe um dia, aparentemente não estava nem aí mesmo com essa notícia, pensava comigo "amo criança mas só os dos outros".
O tempo passou e logo comecei a trabalhar em uma creche pública onde a minha paixão por crianças só aumentava a cada dia. E com isso diversas pessoas me diziam "quando tu for mãe vai ser uma ótima mãe" e coisas do tipo...mas ninguém sabia da minha impossibilidade de ser mãe.
E a cada dia ali trabalhando com crianças e ouvindo vários elogios em relação aos cuidados que eu tinha com elas e vários comentários do tipo que citei acima,mais o carinho que elas tinham por mim mesmo eu não sendo mãe delas aos poucos foi mexendo lá no fundo do coração e me fazia lembrar do útero bicorno e de tudo que a médica me disse e com isso eu cheguei a pensar algumas vezes "poxa,pensar que eu nunca vou ser mãe né,não vou sentir essa magia que é estar gravida e ter um filho meu pra cuidar". E em uma certa noite até cheguei a sonhar que eu era mãe de um nenénzinho menino. Mas esses pensamentos vinha e logo passava esse sentimento,não fui tentante nem nada,nunca havia pegado em um teste e nem se quer sabia como usava. Pra falar a verdade até "esquecia" desse detalhe do útero bicorno e na maioria das vezes nem me afetava. Gostava mesmo era de cuidar dos filhos dos outros.
Assim passou se os anos e conheci o Jaflete em novembro de 2014,logo começamos a namorar e de cara tomei coragem para contar a ele sobre a anomalia uterina. Seguimos nosso namoro e dia 4 de fevereiro de 2015 engravidei,dia 7 de março de 2015 nossa suspeita se passou a ser certeza. Não foi algo planejado,foi dessas surpresas bem surpresa mesmo,afinal quem é que não podia ter filhos mesmo? E do nada engravida mega rápido e sem nenhum tratamento para isso!
Mas o que é um útero bicorno?
Pois bem,útero bicorno é um útero com dois "chifres",um útero que parece um coração. Na verdade é um útero dividido em 2 (arrasta para ver a foto). E isso pode dificultar e até impedir que aconteça uma gravidez.
É uma má formação congênita ou seja que já vem desde o útero da mãe. Essa anomalia uterina conhecida por útero bicorno podem ter tamanhos diferentes ou seja pode ter um lado maior que o outro,dois lados pequenos ou dois lados grandes.
Geralmente precisa se de tratamentos para poder engravidar e levar a gestação adiante. E mesmo assim corre se o risco de abortos espontâneos ou até levar a partos prematuros e consequentemente uma cesariana. Geralmente a gravidez se torna de risco e acaba exigindo um certo repouso.
Em um outro post relato como foi a minha gestação mesmo com útero bicorno. E aconselho vocês a pesquisarem mais a fundo sobre as anomalias uterinas pois há varias delas.
(útero bicorno,unicorno,didelfo,septado)
Eu acabei me dando por "satisfeita" com a notícia de que não podia ter filhos,acredito que não sofri tanto por isso por ser ainda uma adolescente,então a notícia não me afetou tanto,pois nem tentante eu era. Mas sei e conheço mulheres que recebem uma notícia dessas e que muitas das vezes são tentantes e com isso ficam aflitas,tristes e até entram em depressão por esse motivo.
Mas lembrem se que médicos podem "errar" e que muitas vezes Deus sempre tem planos para nós e por mais que já esteja linhas e linhas escritas ele pode mudar a qualquer momento essa história e nos surpreender a qualquer momento. Então não desistam se uma gravidez for o sonho de alguém. Apenas "relaxe" que na melhor hora Deus vem para nos surpreender e mostrar que para ele nada é impossível.
Assim como eu também existem outras diversas mulheres que possuíam o mesmo diagnóstico que o meu ou semelhantes e que no fim a história acabou se revertendo, então se posso dar um conselho é não desita!

Por: Nani Alves- @mamaedomig

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cuidar da casa e dos filhos também é um trabalho

Qual o gosto do Leite Materno?

Benefícios Da Amamentação