Nem Mais Nem Menos Mãe
O texto de hoje aborda o assunto parto normal e parto cesárea, mas pera aí, muito pelo contrário do que você pensou, esse não é mais um daqueles textos em que defende apenas um lado da moeda.
![]() |
Imagem: Reprodução Internet |
Pois bem, vejo e escuto por aí muitas pessoas dizendo coisas do tipo "quem fez parto normal é mais mãe que a mãe que fez parto cesárea" ou "ah,mas a fulana foi mais guerreira e corajosa porque teve cesárea,entrou na faca "
COMO ASSIM ? reflito comigo mesma que ninguém é mais ou menos mãe por escolher um ou outro parto, somos todas mãe,não é mesmo ?
Mas aí vem a mãe que quer ter o relato de parto mais sofrido e diz "eu tive 3 cesáreas, fiz um corte na minha barriga, fiquei sem comer e sem levantar por horas,vou carregar a marca pra sempre, por isso sou mais mãe e guerreira que a mãe que fez parto normal" ai a mãe do parto normal responde dizendo que "sou mais mãe porque fiquei 20 horas em trabalho de parto ativo, senti todas as contrações, demorei ter dilatação,mas mesmo assim não desisti do parto normal".
COMO ASSIM ? Desde quando começaram a definir que depende do tipo de parto para você ser mais mãe que a outra mãe? Não entendo como existe essa disputa de quem é mais mãe ou menos mãe se todas somos mães, cada uma com seu jeitinho e sua história.
Ambos partos são lindos, ambos são momentos especias e inesquecíveis para cada uma das mães, ambos retratam a chegada de uma nova vida ao mundo, ambos trazem para perto da mães seu filho (a) tão esperado.
![]() |
Imagem: Rerodução Internet |
Não importa quem tem relatos tristes,quem sofreu mais ou menos, quem teve dor ou não, quem fez normal,cesárea necessária ou eletivas,humanizado,natural... O que importa é que independente do tipo de parto somos mães de qualquer forma, e o que vai definir que somos mães boas não foi o parto e sim o dia a dia , os cuidados com os filhos,o amor e carinho retratado no olhar, porque de nada será válido você ter um parto normal todo natural e se achar mais mãe que a outra mãe e por fim não cuidar da cria, e de nada será válido você ter uma cesárea carregar consigo a "marquinha" se achar mais mãe que a outra mãe e por fim não cuidar da cria.
Todas somos mães só por tomar a decisão de levar a gestação até o fim, só por escolher viver esses momentos,só por dar a luz.
Tipo de parto não é pra ser disputa e sim trocas de experiências e de histórias, ninguém vai ganhar uma medalha por optar pelo parto normal e nem um troféu por parto cesárea, muito menos vai ser mais mãe que a outra mãe que não optou pelo mesmo parto que o seu.
E torno a repetir o que nos torna boas mães não é o seu parto normal ou cesárea e sim as atitudes como mãe !
Por: Nani Alves
Comentários
Postar um comentário